Estrutura Curricular

E-mail Imprimir PDF

DO CURRÍCULO, DISCIPLINAS E PROGRAMAS

Art. 4º A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais é composta por um conjunto de disciplinas, que devem totalizar 24 (vinte de quatro) créditos, assim organizadas:

a) Disciplinas teóricas :

Teoria Antropológica (04 créditos);

Teoria Política (04 créditos);

Teoria Sociológica (04 créditos);

b) Disciplinas Metodológicas:

Epistemologia das Ciências Sociais (04 créditos);

Metodologia em Ciências Sociais (04 créditos);

c) Disciplinas eletivas:

a serem definidas por resolução do Colegiado (todas com 04 créditos);

d) Disciplinas Optativas.

§ 1º Dentre as disciplinas teóricas (Teoria Sociológica, Teoria Antropológica e Teoria Política), os alunos deverão escolher duas disciplinas, segundo seus interesses de pesquisa, devendo totalizar 08 créditos.

§ 2º As duas disciplinas metodológicas deverão ser cursadas, totalizando 8 (oito) créditos.

§ 3º As disciplinas eletivas abrangem conteúdos considerados fundamentais para estudos específicos, visando à complementação do currículo no que se refere aos planos individuais de estudo dos alunos, totalizando o mínimo de 04 (quatro) créditos.

§ 4º As disciplinas optativas objetivam a complementação dos estudos individuais dos alunos, podendo ser cursadas em outros Programas de Pós-Graduação que sejam recomendados pela CAPES, com a aprovação do orientador e do Colegiado, totalizando o máximo de 04 (quatro) créditos.

Art. 5º Os professores deverão apresentar à Coordenadoria do Programa, antes do início do período letivo, os programas das disciplinas sob sua responsabilidade, os quais serão apreciados e aprovados pelo Colegiado.

Art. 6º Semestral ou anualmente, por convocação do Coordenador, o Colegiado definirá a lista de oferta de disciplinas bem como outras atividades didáticas.

Art. 7º As disciplinas teóricas e metodológicas deverão ser cursadas no Programa.